Para potencializar o seu trabalho nas revisões rápidas antes das avaliações ou ainda adotar novos conceitos, as videoaulas curtinhas, tais como as pílulas de conteúdo, podem auxiliar a relembrar tópicos-chave. É uma estratégia ou uma dica para o engajamento dos alunos nas atividades propostas por você.

Cada pílula deve abordar um único tópico ou objetivo de aprendizagem específico.

Especialistas sugerem que as videoaulas tenham até 5 minutos de duração. Mais do que isso, é bem provável que você comece a disputar a atenção do seu aluno com diversas outras atrações que surgem na telinha dele.

O segredo é gravar vários vídeos curtos. Assim, ele vai conhecendo o conteúdo em pequenas doses e interesse, além do fator tempo para que ele possa respirar e se renovar.

Topa experimentar? Aqui vão algumas dicas bem práticas de como segmentar seu conteúdo:

Foto interna 2 Pílulas de Conteúdo

  1. ROTEIRO: Primeiro, organize o conteúdo das videoaulas em um mapa mental ou em um roteiro-macro, em tópicos.
  2. FOCO: Pense nos pontos fundamentais do conteúdo de cada tópico. Eles serão o foco de cada videoaula. Planeje antes a sua abordagem para ser assertivo durante a gravação.
  3. "MAS, O TEMPO É CURTO!": Você sempre poderá indicar bibliografia complementar. Ela pode ser disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem junto a cada videoaula correlata. É bom fazer esta indicação no seu Plano de Aula.
  4. PAPO RETO: Busque objetividade nas explicações. Qualquer dúvida, lembre-se de que o aluno pode “voltar” ao ponto que não entendeu.
  5. JÁ QUE COMEÇOU, TERMINE!: Cada videoaula deve ser autocontida, ou seja, ter começo, meio e fim. Nunca deixe para concluir uma explicação no próximo vídeo. Por isso, são importantes a concisão, a objetividade e o planejamento (roteiro).
  6. COLHER DE CHÁ: Ok, você pode subdividir um tema em dois tópicos (conclusivos) e focar cada um em vídeos distintos.
  7. PENSANDO MELHOR...: Sempre que seu tempo extrapolar 5 minutos, sua aula começa a correr o risco de tornar-se menos interessante e o aluno pode se dispersar. Por isso, pense bem antes de se estender.
  8. COLHER DE CHÁ II: Se for mesmo necessário, busque artifícios para retomar a atenção do aluno (dedique-se com energia positiva na fala, chame a atenção explicitamente para um ponto importante, dentre outros).
  9. GAME OVER: Evite passar dos 7 minutos em um único vídeo.

E aí, acha que estas dicas foram úteis? Comente abaixo o que achou e acrescente outras dicas que você usa nas suas gravações.

Se quiser saber mais sobre como estruturar seu roteiro para as videoaulas fique ligado no nosso Blog. Em breve, teremos novos posts sobre este assunto.

Até lá!

Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH