Estudantes do 3º ano do Ensino Médio acessando o AVA fornecido pela RIEH.

Conforme Maria Heloísa Freitas: "É muito bom porque sou do Tempo Integral e a qualquer momento eu posso acessar a plataforma e estudar. Então eu acho que vai ajudar bastante", diz a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Walfredo Gurgel, em Natal/RN.

Letícia Castilho, estudante da mesma escola, comemora: "Eu não fazia ideia, é algo bem fácil de acessar, bem explicativo, organizado".

As duas estudantes participaram de um teste de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fornecido pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), realizado na sexta-feira em 12/7, realizado pela Coordenação do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte (RN).

O teste precedeu o lançamento do Projeto "Se Liga no Enem", que ocorreu na segunda-feira, 15/07, por iniciativa da SEEC/RN abrindo o acesso a 25 mil estudantes que estão no 3º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino do Estado, ao AVA da RIEH.

O gerente de projetos da RIEH, Washington Almeida, explicou que os sistemas da RIEH já estão operando com um bom nível de estabilidade, mas que a equipe de tecnologia acompanha esta fase-piloto: "Fazemos a ambientação nos sistemas. Com o sistema já em produção, ficamos no back acompanhando e atentos aos possíveis chamados" pontua Washington.

"Eles não tiveram dificuldade de acessar e quando começaram a acessar as videoaulas que já estão lá, disponíveis, que viram que poderiam realizar exercícios e ter o feedback sobre o quanto eles aprenderam sobre aquele conteúdo, eles ficaram impressionados", afirma Manoel Neto, coordenador do Ensino Médio da SEEC/RN.

As videoaulas que compõem o projeto também foram gravadas no Núcleo de Inovação da RIEH, de onde também foram transmitidas algumas lives com Especialistas que darão suporte aos estudantes, como psicólogos, nutricionistas e especialista em Teoria de Resposta ao Item (TRI). Josenildo Souza, coordenador de Inovação em Tecnologias Educacionais da SEEC/RN, comemora: "estamos fazendo aulas mais dinâmicas, com a edição do jeito que a gente quer. Os professores estão trazendo muitos atrativos e nossos editores estão conseguindo incluir nas videoaulas".

Segundo Andréa Gurgel, coordenadora de acessibilidade da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educativas da SEEC/RN, as videoaulas já saem com a tradução simultânea em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos.

O “Se Liga no Enem” contará com aulões, videoaulas, apoio psicológico e monitoramento do calendário de avaliação. A Secretária da SEEC/RN Socorro Batista destacou em sua fala: "Sabem por que estamos aqui? Porque a gente quer todo mundo na Universidade", enumerando a importância da RIEH ao abrir a cerimônia de lançamento do Projeto.

Geral do auditório lotado com estudantes no lançamento do "Se Liga no Enem", com palco e telão ao fundo.

Cerimônia de lançamento do "Se Liga no Enem", em Natal/RN.

Para Samantha Valencio, coordenadora de Implementação nos Estados da RIEH, o Projeto "Se Liga no Enem" abriu uma boa oportunidade para integração do AVA ao processo de Ensino e Aprendizagem no RN: "Este uso irá gradualmente desenvolver competências e experiência tanto para estudantes quanto para professores na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, que representam uma das ferramentas essenciais para familiarizar as partes com as possibilidades da Educação Híbrida. Espera-se que isso resulte na expansão do acesso e na cada vez maior integração da RIEH com professores e estudantes".

O estado do Rio Grande do Norte é o primeiro a abrir o AVA da RIEH aos estudantes e em Programas de formação docente, mas, de acordo com Samantha Valencio, outros dois estados - Acre e Tocantins -, e mais o Distrito Federal estão conduzindo testes e pilotos em seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

"Até o ano passado, a nossa estratégia focava no planejamento da proposta de Educação Híbrida nos Estados/Distrito aderentes à RIEH. Este ano, nosso objetivo é ampliar o alcance e chegar nos professores e estudantes. Estamos realizando, nossa equipe é robusta e não para de trabalhar. Não tenho dúvida de que nós vamos cumprir com nossos objetivos estratégicos", afirma Ibsen Bittencourt, coordenador-geral da RIEH.

As estratégias da implementação e apoio do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) auxiliam na complementação e ampliação das ferramentas para que a Rede de Inovação da Educação Híbrida (RIEH), possa garantir a melhoria da qualidade da educação no ensino médio de forma equitativa e efetiva.

Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH